• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

23 abril 2012

Pilates proporciona benefícios à mente

 

Veja de que maneira o pilates melhora o condicionamento mental, além do físico, e torna os praticantes aptos a sustentar uma nova postura de vida


Reportagem: Raphaela de C. Mello - Edição: MdeMulher




Fonte: Internet

"A boa forma física não pode ser alcançada por mero desejo ou simples compra", fala Joseph Pilates


Se você não faz parte do time de fãs das academias de ginástica, mas frequenta alguma, mesmo a contragosto, para manter a forma - ou se recusa a encarar aulas dos mais variados estilos e o uso de pesinhos -, está na hora de experimentar o método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). Apesar da aparente suavidade dos movimentos, os exercícios de pilates fazem com que o corpo não só se alongue e se fortifique de forma integrada e individualizada, como também convida os praticantes a experimentar uma nova maneira de se relacionar com o mundo.
Por privilegiar exercícios de baixo impacto e poucas repetições, a técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e das articulações. "O praticante passa a utilizar sua energia sem desperdiçá-la naquilo de que não precisa. Esse domínio, originado na mente, resulta em vigor e bem-estar", diz Inelia Garcia, proprietária do The Pilates Studio Brasil, rede espalhada pelo país, e ex-aluna de Romana Kryzanowska, uma das principais discípulas de Jospeh Pilates e grande divulgadora de seu legado.
Ministrado com precisão cirúrgica, o método se molda a pessoas de todas as faixas etárias, inclusive as que sofrem de dores crônicas ou de problemas ósseos e musculares. Nesse caso, o trabalho é conduzido por um fisioterapeuta. Uma vez curada a lesão, o professor de educação física, devidamente certificado, assume o comando. A essência da mensagem de Pilates é: independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer.



Muito além do colchonete



Grande parte da beleza dessa corrente, que a cada dia conquista mais adeptos, reside no fato de que o aprendizado extrapola as paredes do estúdio. O aluno não demora a perceber que está diante não apenas de um conjunto de movimentos, mas de uma filosofia de vida calcada na crença de que somos responsáveis por nossa saúde física e mental. "Quando nos apoderamos da habilidade inata de controlar nosso corpo, evoluímos também no campo emocional. É libertador e estimulante descobrir que somos capazes de assegurar o próprio bem-estar", destaca Brooke Siler, instrutora americana, também formada sob a tutela de Romana Kryzanowska, e autora de Desafios do Corpo Pilates, da Summus Editorial.
Ganha-se, portanto, um jato de autoestima. E mais. "O pilates incita a força de vontade, o desejo, o impulso de realizar coisas e a convicção de que você pode alcançar seus objetivos", sublinha Inelia Garcia, proprietária do The Pilates Studio Brasil. Não se trata de mágica. Esse, digamos, efeito colateral comportamental é apenas reflexo da cumplicidade entre mente, corpo e emoções. "O controle da respiração ajuda a aplacar a ansiedade. Assim, a atividade é uma ferramenta de estabilidade emocional e de autoconhecimento", ela afirma. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/pilates-proporciona-beneficios-mente-646888.shtml

11 abril 2012

MÉTODO PILATES: Uma Nova Proposta em Reabilitação Física

AUTOR:Brena Guedes de Siqueira Rodrigues
Fisioterapeuta

Fonte: Internet

O alemão Joseph Hubertus Pilates foi um indivíduo que em sua infância e adolescência, conviveu com uma série de problemas de saúde que o impediam de levar uma vida normal. Por isso, ele dedicou sua existência a tentativa de melhorar sua qualidade de vida. Dessa forma, passou a estudar com afinco a anatomia, a fisiologia e a cinesiologia do corpo humano e com o conhecimento que adquiriu, criou o hoje mundialmente conhecido e difundido método pilates.

A técnica existe há quase um século. Foi testada e aprovada durante a Primeira Guerra Mundial, quando Pilates teve a oportunidade de treinar seus colegas soldados e os ajudou a superar a epidemia de gripe daquela época. A partir de então, criou sua própria academia e passou a aplicar sua metodologia.

O método caracteriza-se por uma série de exercícios físicos, os quais buscam a harmonia entre o corpo e a mente, e têm sua origem no chamado estudo do controle ou contrologia. Isto é, é um treinamento físico e mental, que melhora a consciência corporal por trabalhar o corpo como um todo.

Pilates defende o trabalho do que denominou de “centro de força”, que é compreendido pelos músculos abdominais, paravertebrais inferiores (lombares) e os glúteos. Ele acreditava que esses músculos são responsáveis pelo equilíbrio estático e dinâmico do corpo humano, logo, uma vez fortalecidos, permitem a perfeita harmonia dos movimentos do corpo, assim como previnem uma série de distúrbios ortopédicos.

Sua filosofia é baseada nos seguintes princípios:

  • O Centro: o corpo tem um centro físico, onde se originam todos os movimentos, chamado de “powerhouse” (Centro de Força). Preconiza-se o reforço desse centro para promover a sustentação da coluna, dos órgãos internos e manutenção de uma boa postura;
  • Controle: o controle na execução de cada movimento alcança a harmonia da atividade motora, aprimorando também a coordenação motora.
  • Concentração: a execução dos movimentos deve ser realizada, mantendo-se uma total concentração no centro de força, além de observação atenta de cada movimento necessário para a realização dos exercícios, para que se obtenha uma boa conscientização corporal;
  • O Movimento: os movimentos realizados durante a execução de cada exercício devem respeitar a fluidez e a harmonia;
  • Precisão: a precisão está diretamente ligada ao controle. Concentrando-se em cada etapa do movimento e conhecendo o corpo, é possível desenvolver o controle necessário para se obter a precisão de cada movimento;
  • Respiração: Pilates enfatiza a importância de manter os níveis de oxigenação da circulação sanguínea. Este é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. No Método Pilates todos os exercícios são associados à respiração.

O método pilates se diferencia de outras atividades físicas e funciona como instrumento de reabilitação por dar ênfase a todos esses princípios. Além disso, soma-se a sua relevância no reequilíbrio muscular, isto é, por se tratar de exercícios que buscam o tensionamento e estiramento dos grupos musculares, em detrimento de força e potência. Nesse caso, busca-se promover o alongamento ou relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento ou aumento do tônus daqueles que estão estirados ou enfraquecidos. Portanto, diminui-se os desequilíbrios musculares que ocorrem entre agonistas e antagonistas e são responsáveis por certos desvios posturais e problemas ortopédicos e reumatológicos.

A melhora da postura é um dos pontos fortes do método. Além dos músculos do centro de força, é possível trabalhar os músculos estáticos e dinâmicos, profundos e superficiais, os quais são responsáveis pela manutenção da postura. Logo, uma vez reforçados, passam a ser utilizados de maneira correta, sem maior desgaste de energia.

Além disso, por se tratar de uma atividade que não impõe desgaste articular e cujo número de repetições de cada exercício é reduzido, promove-se a prevenção e/ou tratamento de certas patologias, especialmente as ocupacionais.

Os exercícios são realizados em aparelhos desenvolvidos pelo próprio Joseph (Cadillac ou Trapézio, Reformer, Wall Unit, Barrel, Combo Chair, bem como seus respectivos acessórios), em solo (conhecidos com MAT) e/ou com auxílio da Bola Suíça (Bobath). Os aparelhos utilizam molas como instrumentos de assistência e resistência a cada movimento e através deles é possível trabalhar todos os músculos do corpo, em todos as posições.

Assim como em outras técnicas de reabilitação, os exercícios são prescritos individualmente de acordo com os objetivos a serem alcançados pela terapia, da mesma forma que a freqüência com que devem ser realizados. Embora se preconize que a sessão tem duração de uma hora, cabe ao profissional saber dosar as atividades, para não sobrecarregar seu paciente. Especialmente porque os exercícios são realizados de acordo com a mecânica respiratória de cada um, tendo, portanto, durações diferentes para cada praticante.

Logo, o pilates é indicado quando a reabilitação de um indivíduo tem como objetivos:

      • O fortalecimento muscular localizado ou global;
      • O aumento da flexibilidade geral;
      • Correção de distúrbios da postura;
      • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
      • Melhora da coordenação motora;
      • Dissociação de cinturas;
      • Alongamento axial;
      • Decoaptação de articulações periféricas;
      • Estimulação Proprioceptiva
      • Relaxamento muscular geral;
      • Melhora da capacidade respiratória;
      • Aumento da consciência corporal

Por todo seu conjunto, o pilates é hoje utilizado por fisioterapeutas como auxílio ao tratamento fisioterapêutico, nas mais diversas patologias ortopédicas, reumatológicas e respiratórias.

FONTE: efisioterapia.net

02 abril 2012

Mal Humor?



Dê um basta ao mal humor! Pratique Atividade Física Regularmente!


Pro Corpore Studio Pilates

É mais do que comprovado que a prática regular de atividades físicas reduz diversos riscos na saúde e também no humor de cada um.

A correria do dia-a-dia para quem vive em grandes cidades, preocupações com prazos, filhos, netos, bichinhos de estimação, muitas vezes nos faz esquecer de algo que é primordial para o bom funcionamento de nosso organismo: Cuidado com nossa saúde!

Cuide-se! Beba muito líquido (no mínimo 2litros por dia) e inclua uma atividade física em sua rotina diária, mesmo que seja uma caminhada de apenas 20minutos, de casa pro trabalho, pra escola, pro curso ou pra reunião com amigos. Não dê trela ao mau humor, busque alternativas de bem-estar em todos os momentos.






Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.
Ocorreu um erro neste gadget

Siga-nos através de seu e-mail!

Total de visualizações de página