• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

29 maio 2012

 
O assunto hoje é:

Importância da avaliação física e postural antes de iniciar um treinamento esportivo.

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão preocupadas em fazer ou retomar atividades físicas, pensando somente na melhora e condicionamento físico, deixando para trás um ponto muito importante e fundamental que é o diagnóstico corporal.

Quantas vezes ouvimos falar: "fui à academia e estou todo(a) dolorido(a)?

Engana-se quem pensa que sentir dor após qualquer atividade fí...sica seja um bom sinal. Ao contrário disso, a dor significa que algo não está indo bem... ou o praticante fez algum esforço excessivo, ou pode ainda ser pior, apresentar algum tipo de lesão, desvios posturais, inflamações, entre outras, que de tão viciados com a correria do dia-a-dia, não damos atenção e que futuramente podem nos trazer sérias consequências.

Por este motivo é muito importante que o praticante de qualquer atividade, faça a avaliação física e postural. Além de servir como um "relatório" de como está evoluindo, é através dela que o profissional poderá identificar melhor as limitações de cada aluno/paciente, identificar fatores de risco para doenças cardio-vasculares, desvios posturais, e também a capacidade individual para prescrever corretamente exercícios.

A avaliação deve ser refeita em intervalos máximos de 1 ano, porém pode ser indicado em intervalos menores, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Para atingirmos um resultado que desejamos, seja físico ou apenas em qualidade de vida, devemos estar atentos e prevenidos. Não pratique atividade física sem a avaliação de um profissional capacitado, procure além disso, apresentar ao seu studio, personal, ou academia, um atestado médico liberando-o para as atividades, para que o profissional possa desenvolver um treinamento com segurança, e lembre-se de fazer sempre uma AVALIAÇÃO FÍSICA E POSTURAL, periodicamente.
 

 Glauce Di Mauro Lapa
Pro Corpore Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.
Ocorreu um erro neste gadget

Siga-nos através de seu e-mail!

Total de visualizações de página