• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

28 agosto 2011

O poder das frutas

As frutas são indispensáveis para a manutenção da saúde. Verdadeiros coqueteis de vitaminas e minerais que exercem inúmeros efeitos benéficos no organismo, são também ricas em fibras e têm grande poder hidratante.

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de câncer e está entre os 10 fatores de risco que mais causam morte e doenças em todo o mundo. Tal consumo equivale a menos de 400g por dia.

AMEIXA - tônico antiestresse
Contém alta quantidade de fibra sorbitol, que estimula o movimento intestinal e favorece a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitamina pode variar: as claras são mais doces e ricas em carotenos; as de coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitmainas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

DAMASCO - a fruta da pele
Tem alto teor de caroteno (pré-vitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Ajuda a combater a fadiga. Na hora de escolher, prefira o seco, pois contém nutrientes de forma concentrada, inclusive maior teor de fibras.

BANANA - energética
Ótima opção para um lanche rápido, é ideal para fornecer energia. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana ajuda a prevenir cãibras musculares por sua riqueza em potássio (embora a causa delas nem sempre seja a falta deste mineral). Também contém magnésio e vitamina B6, vital para manter o ânimo e a disposição e ajudar no metabolismo.

FIGO - bom para os ossos
Contém cálcio, por isso é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Possui também benzaldeído, um agente anticancerígeno, favonoides (antioxidantes) e uma enzima chamada ficina, que auxilia na digestão das proteínas. Além disso, contém ferro, potássio e fibras.

MAÇÃ - boa para o colesterol e o intestino
Rica em fibra solúvel, a pectina, que regula o colesterol, protege o coração e também equilibra a função intestinal, tanto no caso de diarreia como de prisão de ventre. Contém ainda vitamina C, potássio e água, o que lhe confere grande poder hidratante.

MELÃO - diurético natural
Rico em potássio, betacaroteno, vitaminas, contém poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos, que, entre outras funções, mantêm a saúde da pele. É considerada uma fruta com propriedades anticoagulantes e, portanto, uma aliada na prevenção de trombose e infarto.

PERA - refrescante e hidratante
Uma fruta que deve ser ingerida madura, é rica em pectina, fibra que regula o intestino, melhorando a flora intestinal. Contém minerais como o selênio, que é antioxidante, zinco, que melhora a imunidade e potássio, diurético e hipotensor. Para os esportistas, é uma fruta completa.

ABACAXI - para a digestão
Essa fruta contém uma enzima chamada bromelina, que favorece a digestão das proteínas. Por isso a cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi. Ela também contém vitamina C, cálcio, manganês e fibras, entre outros componentes.

MELANCIA - hidratação em poucas calorias
É rica em fibras e água, fibras, potássio, vitaminas A, B6, C e magnésio.

UVA - elimina toxinas
Uma das frutas que mais trazem benefícios à saúde, é remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resveratrol (as escuras) e substâncias com propriedades antitumorais.

MAMÃO - boa digestão
Rico em fibras, potássio e vitaminas A e C e do complexo B, combate a artrite e facilita a digestão, devido à presença da enzima papaína. Também contém cálcio, ferro e fósforo.

AÇAÍ - energético e nutritivo
Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportistas, é, sem dúvida nenhuma, rica em energia. Rico em vitamina E, o açaí também é um poderoso antioxidante, além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na contração muscular.

Vale lembrar que as frutas possuem diferentes teores de açúcar e de gorduras benéficas, o que as torna mais ou menos calóricas. Consulte seu nutricionista para saber qual a quantidade indicada para seu consumo, pois em algumas condições de saúde, inclusive, seu consumo deve ser controlado.



http://nutricarolinaoliboni.blogspot.com/2011/08/o-poder-das-frutas.html



21 agosto 2011

Pilates é alongamento?


Muitas vezes pessoas curiosas a respeito do Pilates me perguntam se a técnica se refere a exercícios de alongamento. Essa dúvida me deixa contente, afinal, as pessoas vêem o
alongamento como algo positivo.
Elas associam sua situação de rigidez – “Eu sou muito duro!”- diretamente a falta desta capacidade muscular.
Abdallah Achour Jr. em seu livro Alongamento e Flexibilidade nos fala o seguinte: Não se importe com a conquista de flexibilidade, mas sim com a melhoria na capacidade de movimento.
E, quando falamos em praticar Pilates, estamos falando, justamente, em capacidade e organização de movimento.
De maneira geral não utilizamos o alongamento estático – ou seja, manter o aluno numa posição em que se tenha o afastamento das origens de um determinado músculo ou grupo muscular por um tempo determinado até que haja uma resposta plástica da musculatura.
Até é possível no nosso ambiente, assim como no da Musculação, Ginásticas, Natação, etc; propor, em determinados casos, se o professor achar conveniente, um momento deste tipo. Mas não é esse o objetivo e nem uma estratégia usual da aula de Pilates.
Nosso trabalho consiste em oferecer situações de alongamento dinâmico, feitos com leveza, dentro da amplitude fisiológica, considerados funcionais nos movimentos diários. Nesse caso a intenção não é atingir os componentes plásticos do músculo para aumentar a flexibilidade, mas sim os componentes elásticos, garantindo a funcionalidade na amplitude dos movimentos.
Quando uma articulação tem seu arco de movimento limitado, começam a haver compensações. Por exemplo, se houver restrição na flexão do ombro, um indivíduo poderá ter em atividades como se pentear ou tomar banho, aumentada a concavidade na coluna lombar.
Importante ressaltar que o maior número de lesões ocorre nos extremos das amplitudes de movimento. Desta forma, quanto menor a amplitude, mais próximos estaremos, a cada gesto, dessa zona de lesão e, de forma inversa, quanto maior nossa amplitude articular dentro de uma zona fisiológica saudável, menos expostos estaremos a uma lesão.
Outro fator a se considerar é que existe necessidade de carga na cápsula articular para que as propriedades bioquímicas e mecânicas do colágeno se mantenham saudáveis. Caso contrário haverá uma rápida deterioração da articulação que ficará mais suscetível a lesões.
Novamente o ambiente de Pilates entra como forte aliado na melhoria e manutenção da capacidade dos movimentos. Existe uma série de exercícios que associam a amplitude articular fisiológica com descarga de peso.

Por Silvia Gomes, educadora física especialista em Biomecânica e instrutora de Pilates

15 agosto 2011

O valor dos valores

Compreender os valores e torná-los parte de nós é como acender a faísca que ilumina o conhecimento.

Muitos conflitos são gerados em nossas mentes porque não temos claros valores morais, éticos e espirituais. Um valor se torna verdadeiro quando vemos que tem valor para nós. Somente quando reconhecemos o valor dos valores é que conseguimos trazê-los de fato para nossas vidas.
Os valores não são necessários apenas para quem busca autoconhecimento, mas para todo mundo que queira ser feliz. Porque são eles que ensinam o ser humano a entender a vida, resolver os conflitos da mente e, conseqüentemente, atingir paz e harmonia. Sem valores bem definidos não é possível atingir conhecimento.
Para que haja conhecimento são necessários três fatores: aquele que sabe; o objeto do conhecimento; e o meio do conhecimento. Por exemplo, para que haja o conhecimento de um som: é preciso que eu, que sei o que é um som, esteja presente para ouvir o som; é preciso que o som ocorra; é preciso que meus ouvidos - o meio - sejam capazes de ouvir.
Em outras palavras, é necessário que a mente - alerta e presente - dê suporte aos órgãos sensoriais.
Agora vamos ver uma equação à nossa frente. O sentido da visão está presente e a mente atenta, mas não atingimos o conhecimento do cálculo. Por quê? Porque é necessário que haja uma preparação da mente para receber o conhecimento. Uma certa disciplina em matemática precisa ser estabelecida para que o conhecimento do cálculo se realize.
As palavras podem nos dar conhecimento profundo da nossa verdadeira natureza, mas é necessário que sejam compreendidas. Somente a descoberta e assimilação dos valores constituem a verdadeira preparação da mente para a evolução.
Existem valores universais, que cumprem funções fundamentais - ainda que possa haver variações culturais. Em sânscrito, a norma de conduta apropriada para cada ser humano é chamada Dharma. Quando não se observa os valores, uma semente de culpa é plantada, gerando medo e conflito, que levam a arrependimento e fracasso.
Os valores devem se tornar parte do que somos, devem ter valor real e brotarem de nossos atos, pensamentos e palavras espontaneamente.

Por Márcia De Luca
Fonte: http://www.ciymam.com.br/midia/filosofia.htm

09 agosto 2011

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PILATES

  • O que exatamente é Pilates?


  • Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

    Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

    O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.


  • Quais os benefícios do Pilates?


  • Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:

    • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
    • Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
    • Trabalhar a percepção do corpo e mente
    • Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
    • Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia
    • Restaurar o alinhamento postural
    • Deixar sua coluna mais forte e flexível
    • Recuperação de lesões
    • Melhorar a área de movimento das articulações
    • Melhora a circulação sangüínea
    • Aumento da coordenação neuromuscular
    • Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
    • Corrige sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão
    • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
    • Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
    • Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima


  • O Pilates é apenas mais uma moda passageira?


  • Esta parece ser uma pergunta estranha de um método de exercícios que foi inventado a um século atrás e tem seguidores de muitas décadas.

    A resposta para a pergunta é simples: não. E a razão é mais simples ainda: porque realmente funciona.

    Joseph Pilates sempre disse que seu método estava 50 anos a frente de seu tempo. O crescimento e popularidade atual do Pilates é a base para sustentar sua teoria.


  • Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?


  • Os especialistas orientam que deve ser praticado, no mínimo, 2 vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos, trazendo os benefícios esperados.

    A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o pilates pode até ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.


  • Posso praticar Pilates em casa?


  • A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor que acompanhará o aluno, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, mas apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal trabalhada pelo Pilates. Se você está iniciando a prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal executados podem causar danos ao seu corpo.


  • Pilates emagrece?


  • O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico.
    Como o Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica, além de tonificar e alinhar o corpo.

    Quando praticado corretamente, o Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de Pilates colabora significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinha.


  • Gestantes podem praticar Pilates?


  • Uma gestante saudável, com a liberação de seu médico pode praticar Pilates. A preocupação deve estar em procurar um instrutor experiente com gestantes, pois para cada mês de gestação existem cuidados a se tomar. Então, lembre-se: antes de praticar, pergunte ao seu médico se você está liberada e encontre um professor com experiência com a prática de Pilates para gestantes.


  • Pilates melhora a coluna?


  • O método Pilates é usado tanto por educadores físicos, quanto por fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores de coluna.

    Mas atenção: para casos de patologias de coluna antes de fazer qualquer exercício, deve-se buscar a orientação de um médico especialista. E ao iniciar uma aula de Pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender os problemas e as limitações do paciente/aluno e assim, aplicar os exercícios mais adequados de acordo com a avaliação de cada pessoa.


  • Pilates me deixa mais disposto?


  • O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.


  • Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?


  • Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa. Mas em média, levando em consideração 2 aulas por semana, com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir da décima aula. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.

    Fonte: http://www.revistapilates.com.br/faq/#coluna

    Alimentação e Suplementação

    O estilo de vida moderno e as facilidades tecnológicas induziram mudanças no comportamento alimentar, gerando a necessidade de refeições cada vez mais rápidas e práticas, contribuindo para o aparecimento das doenças crônicas, não transmissíveis. Atualmente, as doenças cardiovasculares provocam a morte de 17 milhões de pessoas no planeta por ano e no Brasil são mais de 300.000 mortes.

    Assim, o nutricionista tem papel fundamental na promoção, manutenção e recuperação da saúde, quando atua de forma maciça nas medidas preventivas, incentivando mudanças no hábito alimentar e a prática de atividade física.

    Para complementar o acompanhamento dietoterápico, pode-se utilizar a prescrição de suplementos nutricionais como uma medida coadjuvante, a qual não deve substituir a orientação nutricional. Pode estar presente quando a alimentação não é completa, desde que respeitando as recomendações, níveis de segurança e as orientações médicas/ nutricionais.

    Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entende-se por complemento nutricional “um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, que deseja compensar um possível déficit de nutrientes, a fim de alcançar os valores da Dose Diária Recomendada (DDR)”.

    A ciência da Nutrição está crescendo a cada dia devido à procura constante do indivíduo por longevidade, beleza, qualidade de vida, entre outros. Estes fatores aliados às mudanças causadas pelo estilo de vida moderno exigem do nutricionista a capacidade em avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes individualmente.

    Para isso, é necessário conhecer detalhadamente a alimentação do paciente, seu estilo de vida, aspectos clínicos e biopsicosociais. E, neste caso, a qualidade e a variedade dos alimentos é tão ou mais importante que a quantidade.


    Cabe aos Nutricionistas, a prescrição alimentar e complementar quando embasada então em todos os aspectos éticos que devem direcionar nossas condutas no dia-a-dia bem como o conhecimento técnico para tanto.

    Dra Evie Mandelbaum

    Nutricionista Gerontóloga (FSP - USP / SBGG)
    Especialização em Nutrição em Cardiologia (InCor - HCFMUSP)
    Autora dos livros:
    "Atendimento Sistematizado em Nutrição" - Ed. Atheneu, 2002.
    "Cuidado, olha o crachá no prato !" - Ed. Alegro, 2004.


    Fonte: Associação Paulista de Nutrição

    06 agosto 2011

    Atividade física e diabetes

    Uma arma contra o descontrole

    Ser fisicamente ativo é importante para as pessoas com diabetes. È uma das ferramentas mais importantes para manter seus níveis de glicemia dentro dos parâmetros normais. Se seu nível de glicose está um pouco alto e você está pensado em comer um pouco mais do que o habitual, pode andar de bicicleta alguns minutos ou fazer uma caminhada com seu melhor amigo. Agregar mais atividade física ao seu dia-a-dia pode reduzir a freqüência dos “altos níveis”.
    A atividade física também é uma arma aprovada contra a hiperglicemia. Não importa que classe de atividade física realize; todas fazem que seu corpo se esforce mais. Quando seu corpo se esforça mais, necessita mais energia ou combustível. Como a esta altura você já deve saber, as energias provêm da glicose.
    Ademais, seu corpo é feito para que se mantenha ativo. As pessoas que realizam periodicamente atividade física com freqüência se sentem melhor que as pessoas que não o fazem. Seus músculos estão mais firmes, não se queixam de dor com tanta facilidade e possivelmente sempre estão de melhor humor depois de fazer exercício.


    Porquê praticar exercícios?

    A seguir, um breve resumo dos benefícios de praticar atividade física com freqüência. A atividade física pode:
    - Manter seu coração e seus pulmões saudáveis (para não ficar sem ar quando subir escadas correndo)
    - Contribuir para que fique mais forte e mais flexível
    - Ajuda a manter um peso saudável
    - Ajuda a sentir-se melhor quando está de mau humor
    - Relaxar quando se sente tenso ou alterado
    - Ajuda a dormir melhor
    - Aumenta a confiança em sí mesmo
    - Melhora a resposta do seu corpo a insulina
    - Reduz os níveis de glicose no sangue

    A seguir, pode ver algumas idéias que você poderá provar:
    - Exercícios aeróbicos
    - Equitação
    - Beisebol
    - Basquetebol
    - Patinar sobre gelo
    - Futebol
    - Ciclismo
    - Danças Correr Subir escadas
    - Surf
    - Natação
    - Tênis
    - Voleibol
    - Caminhadas

    Sem dúvida, as pessoas com diabetes realmente necessitam ter mais cuidado e respeito a quando e por quanto tempo realizam exercícios. Como no caso da alimentação, é conveniente que planejem a atividade física. Assegurem-se de ter suficiente combustível para seguir com esta atividade. Se não o fazem, poderiam sofrer uma hipoglicemia. Por este motivo o melhor é que sempre leve com você algo que contenha carboidratos, por que se seu nível de glicose no sangue baixa demasiada quando anda em bicicleta, por exemplo.

    A atividade física e o peso saudável
    Outro grande beneficio de manter-se ativo é que pode ajudar a manter um peso saudável. Alguns jovens nunca pensam em seu peso. Para outros, pode ser um problema. Quando você tem um pouco de sobrepeso antes de descobrir a diabetes ou quando aumentou alguns quilos desde que recebeu o diagnóstico. Em qualquer caso, a atividade física pode ajudar-lhe a alcançar e manter um peso que seja correto para você.
    Antes que aumente mais de peso, fale com o médico sobre seu peso. È possível que tenha um pouco de sobrepeso. Quando está dentro dos parâmetros normais para um jovem de seu tamanho e idade, às vezes é difícil saber, de modo que fale com seu médico para conhecer a situação atual. Seu médico também pode recomendar algumas mudanças no plano de alimentação, nos horários de administração de insulina, ou de atividades que poderiam ajudar.
    Se você e seu médico decidirem que um aumento da atividade física o beneficiara, muito bem! Há muitíssimas atividades divertidas e interessantes que podem realizar e é muito provável que se sinta mil vezes melhor uma vez que comece a estar ativo.
    Não está muito entusiasmado com a idéia. Pensa em milhões de coisas que preferiria fazer antes de praticar algum esporte ou andar de bicicleta. Está bem. Precisa de espaço. Não é necessário que haja mudanças muito grandes em sua vida para que haja um impacto sobre seu peso, manutenção do seu diabetes e sobre como se sente com você mesmo.

    Mantenha-se Ativo!
    Não é necessária que corra uma maratona para agregar mais atividade a sua vida. Prometa caminhar todas as tardes. Depois de uma semana, agregue uma ou duas quadras a mais, depois três ou quatro.
    Agregue mais atividades as que você já realiza. Estacione seu carro mais longe. Deixe elevadores e escadas rolantes de lado. Diminua as horas que destina a televisão, ao computador, aos jogos de vídeo a cada dia. Em lugar de assistir um programa, desligue o televisor durante meia hora, ligue o radio e dance suas músicas preferidas na sua casa. Desligue a televisão. Assista um só programa por noite, no lugar de assistir toda a programação. Se dará conta de que está mais ativo...Ou se quer assistir a televisão pode se levantar durante os anúncios.

    Alguém na sua família ou amigos tem um jardim? Ofereça-se para ajudar. Plantar, podar são atividades magníficas. Seu amigo ou familiar ficará encantado com a ajuda e será uma oportunidade excelente para passar um tempo juntos.
    Se você é estudante participe de atividades extra-curriculares, que envolvem dança, esportes, grupos de caminhada e teatro, por exemplo.

    Está buscando algo para fazer com seus amigos ou família em sua própria casa?
    Invente uma das seguintes atividades:
    - Invente jogos com um bambolê; organize um concurso com seus amigos.
    - Faça um concurso de canções antigas. Só por diversão, veja quantas canções recorda.
    - Invente jogos de carta com tarefas a serem cumpridas para quem perder.
    - Busca algo mais interessante? Um par de patins ou skate?
    - Arrume um patinete e saia para dar uma volta.
    - Reuna-se para jogar bola.

    Eu detesto praticar exercícios!
    Nem todas as pessoas são atletas por natureza. Muitas têm falta de coordenação Outras querem praticar esporte no seu próprio estilo.Outras preferem simplesmente ler, ver televisão ou jogar videogame.
    Boas noticias. Não é necessário que seja um atleta para obter os benefícios da atividade física. Só 20 minutos de exercícios por dia melhoram seu estado de saúde, diminuem os níveis de glicose no sangue e dão mais energia. Se incluir 20 minutos pode, parecer muito pouco mais já é atividade física suficiente.Pode começar com 5 minutos e aumentar devagar. Começar rápido demais pode dar dores musculares e desanimar.

    Comece com as seguintes estratégias para incorporar mais atividade física a sua vida.
    - Faça umas caminhadas todas as manhãs.
    - Utilize as escadas ao invés de elevador
    - Dance em sua casa e coloque para tocar sua música preferida ( se quiser cante )
    - Use sua bicicleta para passear ou ir onde precisa.
    - Convide seus amigos para visitar um museu, ou para andar de bicicleta.
    - Saia para passear com sua família.
    - Faça exercícios com um amigo, podem se ajudar mutuamente.

    Inicie as atividades gradualmente e não desista, pense nos benefícios!

    Fonte: American Diabetes Association - ADA - http://www.diabetes.org/
    Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.
    Ocorreu um erro neste gadget

    Siga-nos através de seu e-mail!

    Total de visualizações de página