• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

26 junho 2011

Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar

O Pilates tem se firmado como uma modalidade esportiva completa, indo além dos resultados estéticos, aumentando a resistência física e aliviando o estresse.

O Pilates já era praticado nos EUA logo após a primeira guerra mundial, principalmente por bailarinos e atores da Broadway e do cinema americano. Eles escolheram o Pilates porque a modalidade desenvolvida por Joseph Pilates oferecia benefícios extras, se comparado a outros tipos de prática esportiva, pois auxiliava na manutenção do peso, oferecia tonicidade muscular rápida (principalmente na área abdominal, que é sempre uma região complicada para enrijecer), elasticidade de movimentos, controle da respiração e correção postural.

A explicação para todos esses benefícios no Pilates é simples: todos os movimentos da modalidade se desenvolvem exigindo um emprego de força física diferenciada, fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo, sem gerar tensões e/ou desequilíbrios musculares.

No Brasil, grande parte das academias já adotou o Mat Pilates (Pilates de solo), já que ele virou o queridinho das modalidades esportivas nos últimos anos. Algumas academias possuem, inclusive, estúdios de Pilates completos, equipados com os aparelhos adequados para o desempenho da modalidade, enquanto outras oferecem aulas mais simples, com a bola especifica para Pilates e anéis flexores.

A instrutora Meire Ramos desenvolveu um modelo de aula de Mat Pilates, voltado para o emagrecimento e tonicidade dos músculos, e desde que foi apresentada aos alunos, se tornou a aula “campeã de audiência” na academia onde trabalha.

Segundo Meire, os alunos têm escolhido o Pilates porque além desta modalidade auxiliar efetivamente no processo de emagrecimento – por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico – e de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates oferecem ainda algumas bonificações.

“Além de oferecer os benefícios de uma atividade física comum, o Mat Pilates auxilia ainda na correção da postura, elasticidade (alongamento), alivia o estresse e melhora consideravelmente a resistência física”, explica a instrutora.

O Programa de Pilates desenvolvido pela professora Meire, tem duração de aproximadamente uma hora e o gasto calórico pode chegar em 400kcal, por aula, dependendo do esforço do aluno.

“Toda aula de Mat Pilates deve iniciar com aquecimento e respiração. A respiração do Pilates funciona da seguinte maneira: inspiração pelo nariz – expandindo a caixa torácica na porção lateral e posterior – e expiração pela boca – fechando a caixa torácica, projetando as últimas costelas em direção à pélvis”, salienta Meire.

fonte: Revista Pilates

23 junho 2011

Berinjela: auxílio na redução do colesterol

As berinjelas mais saborosas têm textura tenra e firme, com casca lisa, fina e brilhante e sabor suave. A berinjela é rica em vitaminas B1, B3, B6 e sais minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio).
Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo. Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos. O suco do legume age também como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto. O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

A medicina popular recomenda esta hortaliça para as enfermidades do aparelho digestivo, dos rins e bexiga, nas afecções cutâneas e como redutora do colesterol. Além disso, acredita-se que a berinjela atue reduzindo os níveis de gordura no fígado. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de venre.

As vitaminas e alcalóides presentes na berinjela podem baixar a pressão sanguínea e dilatar os capilares, podendo atuar na prevenção da aterosclerose. Trabalhos científicos recentes demonstram a atividade da berinjela como uma opção natural de controlar os níveis de colesterol. Outros estudos recentes mostram que a berinjela auxilia na redução do colesterol sérico através de substâncias que se ligam ao colesterol no intestino, eliminando-o antes que seja absorvido pelo organismo.

Outros benefícios para a saúde

Além dos benefícios relatados acima, a berinjela possui importantes fitonutrientes que possuem atividade antioxidante. Esses fitonutrientes, incluindo os compostos fenólicos, tais como os ácidos ferúlico e clorogênico, e flavonóides tais como a nasunina.

As pesquisas com a berinjela estão centradas no fitonutriente encontrado na casca, uma substância pertencente a categoria das antocianidinas, denominada nasunina. Esse composto é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

Outro aspecto importante é a predominância de ácido clorogênico na berinjela. Os benefícios atribuídos a esse composto, além de sua reconhecida atividade antioxidante, inclui atividade antimutagênica (que protege contra o câncer), ação bactericida, redutora do colesterol LDL e atividade antiviral.

Componentes Funcionais

Vitamina B6 – É a vitamina pertencente ao complexo B que auxilia na produção de hemácias e possibilita a comunicação entre os músculos e nervos. A vitamina B6 (Piridoxina) é essencial para o sistema neurológico porque está envolvida na síntese de neurotransmissores, como a serotonina. A deficiência dessa vitamina pode acarretar Irritação, depressão, fadiga, confusão mental, incapacidade de concentração e problemas de memória. Pode prevenir os transtornos e a irritabilidade do período pré-menstrual (TPM).

Ácido clorogênico – Importante fitoquímico que faz parte da família dos compostos fenólicos, que pode prevenir o câncer e bloquear a formação de compostos nitrogenados.

Fibras – As fibras insolúveis podem ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulite e hemorróidas. As fibras solúveis possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo.

Nasunina – Esse composto, pertencente a categoria das antocianidinas, é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

Principais Propriedades

Fonte de vitaminas do complexo B

Rica em fibras solúveis

Possui antioxidantes importantes

Auxilia na redução do colesterol

Fonte: Alimentos funcionais do Brasil | http://alimentosfuncionais.wordpress.com/

19 junho 2011

Pilates no tratamento das luxações e subluxações

A luxação de uma articulação se dá quando as superfícies articulares se separam completamente umas das outras, perdendo a aproximação.Quando as superfícies articulares se separam de forma parcial, ou seja, alguma parte dessas superfícies ainda estão em contato, chama-se subluxação.

Possíveis causas da luxação ou subluxação são a má formação congênita das superfícies articulares e paralisia muscular extensa ao redor de uma articulação, mas o trauma ainda é o principal fator. Ainda, há a possibilidade de ocorrer em indivíduos que sofrem de artrite reumatóide com destruição das superfícies articulares e alterações nos tecidos moles.
É frequente que as luxações causadas por traumas estejam associadas às fraturas ou danos nos tecidos moles por estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação, como ligamentos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagem. E se houver inflamação aumentam os riscos de aderências dentro da cápsula da articulação, causando rigidez.
Pode haver deformidade no local da luxação pois o contorno normal da articulação pode ser modificado. Porém, existem casos que essas deformidades não são muito nítidas. É comum também, que haja perda de função da articulação e membro afetado, bem como fraqueza muscular ao redor da articulação e possivelmente no resto do membro se ele for imobilizado por algum tempo.
O PILATES se insere como um forte aliado também na recuperação das luxações e subluxações.
Os exercícios fluidos, centrados na respiração e contração da parte central do corpo, visarão sobretudo, o fortalecimento muscular, aumento da estabilidade articular, lateralizações, flexões e extensões. Após a tração, se dão programas de exercícios de mobilização ativa, propriocepção e reforço do padrão de movimento do membro em questão com apoio inicial e carga progressiva. Assim, há uma ótima recuperação, diminuindo a probabilidade de sequelas. A consiência corporal e a respiração ajudará na estrutura do movimento, na postura correta e no equilíbrio muscular, que acarretarão em padrões eficientes de movimento.
Muitos alunos, após a recuperação, aderem ao PILATES ao seu dia-a-dia a fim de manter o padrão físico adquirido no período de recuperação e potencializar os ganhos futuramente, garantindo uma excelente qualidade de vida para o resto da vida.

Fonte: www.flexuspilates.com.br

15 junho 2011

Câncer de boca é o 5º mais comum entre homens no Brasil

O cigarro e o álcool, além de potencializar o
aparecimento de várias doenças, são os principais
fatores de risco de câncer de boca – doença agressiva que pode mutilar o rosto e matar.

No Brasil, este é o quinto tipo de câncer mais comum entre os homens. Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) estimam que surgirão 14.120 novos casos de câncer de boca no país somente em 2010, dos quais 10.330 em homens e 3.790 em mulheres.

Os homens são as principais vítimas, pois costumam fumar e beber mais. No entanto, com a mudança de hábitos advindos da vida moderna, a doença também se alastra entre as mulheres. Atualmente é o sétimo tipo de câncer mais comum entre elas. Em 2007, era o oitavo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 43% das mortes por câncer em todo o mundo são causadas pelo consumo do tabaco, do álcool, por maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções.

O câncer oral ou de boca envolve a região dos lábios e a cavidade interior da boca. Isto é, podem afetar as bochechas, língua e embaixo dela (assoalho), o céu da boca (palato duro) e as amídalas. Em casos mais extremos, quando há metástase, pode chegar à região da orofaringe (pescoço) e subir para o rosto.

...Segundo Teresa Márcia Nascimento de Morais, consultora da Associação Brasileira de Odontologia, quem fuma tem 25 vezes mais chance de ter doenças na boca do que os não fumantes, o que pode piorar com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Isso acontece porque o tabaco e o álcool causam alterações nas células da mucosa da boca e da pele, capazes de acelerar o crescimento das células cancerígenas e aumentar as chances de lesões e tumores.

Quem deve detectar essa anormalidade é o cirurgião dentista, após biópsia. Teresa orienta a procurar um deles ao perceber ferida, nódulo, lesão ou manchas avermelhadas, escuras ou esbranquiçadas na boca, que não cicatrizaram em uma semana.

Prevenção
A lógica da prevenção é a mesma de outros tipos de câncer. Quanto antes identificado melhor, pois pode evitar o tratamento com quimioterapia e radioterapia, e aumentar as chances de cura, explica a dentista.

- Quando o câncer é detectado nos estágios mais avançados a pessoa pode perder completamente áreas expostas da face, como o nariz, queixo, olho, orelhas. É um tratamento que mutila e impede o convívio social.

Se tratado logo no início, a chance de cura chega a quase 80%, segundo dados da OMS.

A exposição ao sol sem proteção também aumenta as chances de adquirir o câncer de lábios, o carcinoma de boca mais comum entre os brasileiros. Segundo a cirurgiã dentista Denise Abranches, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que trabalha no setor de Estomatologia (especialidade que estuda doenças da boca) do Hospital São Paulo, pessoas que trabalham ao ar livre como garis, trabalhadores rurais e motociclistas costumam ser vítimas. A falta de informação, segundo ela, ajuda na descoberta tardia do diagnóstico.

Pesquisas internacionais já associaram a prática do sexo oral ao câncer de boca. No entanto, os especialistas consultados pelo R7 afirmam não haver literatura que a comprove.

Para orientar a população, Denise e sua equipe desenvolveram um site com dicas de prevenção ao câncer de boca que mostra o quanto a ação do paciente influencia de forma decisiva para evitar o diagnóstico.

- Deixar de fumar, beber, usar o protetor solar labial e ir ao dentista a cada seis meses são as medidas principais. Mas manter uma dieta saudável e evitar o uso de próteses e dentes que machucam a mucosa também são medidas preventivas eficazes, além do autoexame na boca.

O autoexame é indicado para homens e mulheres acima de 40 anos, fumantes e usuários de bebida alcoólica

Fonte: Editoria de Notícias do site Mulher ao Volante

12 junho 2011

Inverno é a estação mais indicada para fazer dieta e manter a saúde

Inverno sempre nos remete a frio, baixas temperaturas, muita roupa e sem dúvidas a culinária de qualidade já que essa é a estação em que o ser humano mais necessita de alimento, energia e altas temperaturas corporais para conseguir manter o ritmo mesmo com tanto frio. Justamente por isso é que muita gente reclama que ganha uns quilos a mais no inverno é porque o corpo retira a energia necessária para manter o corpo aquecido dos alimentos que ingerimos, com isso a necessidade de comer mais.
Mas não é preciso virar uma bolinha durante o inverno e sofrer para perder os quilos extras antes que chegue o verão, é muito simples manter o corpo em dia e o corpo saudável porque o inverno é a estação mais indicada para fazer dieta e manter a saúde. Sim porque no frio nos possibilitamos mais ingerir alimentos quentes como café, chá e claro as sopas.

Uma dieta balanceada com alimentos naturais, nutritivos e ricos em sopa é o que toda mulher precisa para manter o corpo em dia e não se sacrificar passando fome para se manter magra. Isso acontece porque geralmente as sopas são feitas com alimentos naturais e importantes para o nosso corpo como legumes, carnes e muito liquido, com isso o nosso corpo fará um maior aproveitamento desses nutrientes sem deixar que o nosso organismo transforme isso tudo em gordura, e ajuda a aquecer o corpo todo. Portanto fique de olho nos ingredientes que compõem sua sopa, nada de gorduras em excesso, opte pelas sopas light que são mais leves, continuam sendo benéficas e tem menos calorias que as tradicionais e aproveite o inverno da melhor maneira possível sem fome e sem medo.

Fonte: http://www.mulhersexofragil.com.br/inverno-e-a-estacao-mais-indicada-para-fazer-dieta-e-manter-a-saude/

Prazer em poucas calorias
Para manter uma alimentação saudável e ainda perder peso durante a estação mais fria do ano, basta seguir as dicas da Nutricionista Cláudia Leitte Froes.

Ingerir os alimentos quentes ajuda a aumentar a sensação de saciedade e prazer;

Temperos picantes como páprica, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, alecrim, manjerona, gengibre, cebola, alho e vinagre de vinho dão sensação de calor e têm pouquíssimas calorias;

Ao invés de o chocolate quente tome um chá com leite desnatado;

Aproveite para saborear uma taça de vinho tinto encorpado durante o jantar. A bebida é rica em antioxidantes que protegem o coração;

Abuse das sopas bem quentinhas. Elas ajudam a desintoxicar o organismo e têm poucas calorias.

Fuja das sopas cremosas que contêm manteiga e creme de leite, pois são muito gordurosas e calóricas, além de ricas em colesterol ruim;

Se não conseguir resistir a um prato calórico, como fondue ou feijoada, compense no dia seguinte com a ingestão de alimentos leves. Sopas e grelhados são ótimas opções.

Por: Simone Schettino para o jornal O Fluminense

09 junho 2011

Comece a emagrecer no inverno!


Está pensando em fazer dieta? O inverno é o melhor momento. o inverno é uma ótima estação para quem quer emagrecer. Muitas pessoas acreditam que no inverno o metabolismo do corpo fica mais lento e assim precisa-se de mais gorduras para poder se aquecer. Porém, é no inverno que o metabolismo acelera, pois o corpo precisa se manter aquecido a uma temperatura em torno de 36,6ºC, ativando mecanismos naturais que queimam gorduras acumuladas.


O corpo humano precisa manter constante sua temperatura interna e no inverno não é diferente. Para conseguir equilibrá-la durante o inverno, o corpo precisa queimar mais combustível. A dica é reduzir a ingesta de alimentos muito calóricos durante o inverno, pois assim, o corpo terá que queimar as gorduras que estão no seu corpo para manter a temperatura no inverno. A dificuldade é que no inverno existem as tentações mais calóricas e difíceis de resistir, como cappuccinos e chocolates quentes.

Para auxiliar no emagrecimento durante o inverno, é indicada a ingestão de hortaliças cozidas, como brócolis, couve, couve-flor, e outras. Mas a dieta durante o inverno não se resume só a vegetais. Acrescente carnes magras, leite desnatado e massas integrais na sua dieta de inverno. O chocolate quente e o cappuccino, tradicionais do inverno, devem ser substituídos por uma variedade de chás que você deve tomar bem quente e com adoçantes não calóricos.

E claro, praticar atividade física! Combine exercícios como caminhadas, corrida, natação ou hidroginástica com alongamentos e pilates e boa forma!

05 junho 2011

A respiração no pilates

Grande parte das pessoas sabe que o Pilates trabalha a respiração para relaxar e aliviar tensões. O que poucas sabem, é como funciona e quais são os benefícios proporcionados através de uma respiração profunda e bem direcionada.Existem vários tipos de respiração que podemos utilizar e adotar como padrão diário. Citarei alguns exemplos. Na natação, normalmente inspiramos pela boca e expiramos pelo nariz. Na Yoga, inspiramos e expiramos pelo nariz. No Pilates, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca. Além disso, nos preocupamos com o trajeto desse ar.


Durante a inspiração, o ar pode ser direcionado para os ombros (respiração apical), para o abdome (respiração abdominal) e para as costelas (respiração torácica) que é o padrão respiratório mais utilizado no Pilates.


Quando inspiramos concentrando nessa região, focamos numa respiração tridimencional ou 3D, ou seja, as costelas se expandem para a frente, para os lados e para trás. Para facilitar o entendimento, basta pensar em guelras de peixe. Outra imagem boa para ser utilizada é a de um fole. Elas se abrem e elevam na inspiração e deprimem e fecham na expiração.

Um bom padrão respiratório ajuda a oxigenar melhor o sangue, ajuda a relaxar, a aliviar tensões nos músculos do pescoço e ombros, melhora a postura e contribui na ativação e fortalecimento abdominal. Toda vez que expiramos profundamente através de lábios levemente abertos, as camadas abdominais profundas contraem e formam uma faixa protetora para a coluna. Essa faixa é formada por um músculo chamado transverso que possui fibras horizontais e mantém a coluna forte e estabilizada durante os movimentos diários.

O Pilates além de trabalhar o alongamento e a flexibilidade, usa a respiração para alcançar esses benefícios.

Por Rafaela Porto e Letícia Toledo www.studiofitblog.blogspot.com

01 junho 2011

Cúrcuma, ou açafrão-da-terra: todo dia

Temperar é preciso, comer não é preciso.
Alimentos podem encher a barriga, mas o que lhes dá mais alcance, profundidade e transcendência são as especiarias. A cúrcuma, que em inglês se chama turmeric e em hindu haridra, é um desses temperos com os quais a vida melhora muito.
E seu valor medicinal é tão grande
que faz toda comida virar remédio...
Na feira você vai encontrá-la em forma de um pó amarelo-ouro que realça o sabor da comida e dá cor a qualquer coisa, do curry indiano à roupa dos monges. É boa para a pele, baixa o colesterol, protege o fígado, atua contra o câncer, trata a artrite, ajuda a digestão das proteínas, promove a absorção e regula o metabolismo, além de ser antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, calmante e protetora do sistema cardiovascular.
Chega? Não: faltou dizer que ajuda a formar o muco protetor do estômago e é muito útil em gripes, resfriados e dor de garganta.
Seu apelido “açafrão-da-terra” se deve à semelhança da cor da cúrcuma com a dos caríssimos estigmas da flor de açafrão, Crocus sativus, que dão um inigualável aroma e cor amarelada aos pratos com eles preparados na Espanha, na Índia, no Irã. Cento e cinquenta mil flores são necessárias para produzir um quilo de estigmas de açafrão – minúsculos filamentos que, dentro da flor, recolhem o pólen.
Já a cúrcuma (Curcuma longa) é irmã do gengibre e da galanga: fora da terra dá folha e flor, dentro, guarda em segredo uns dedinhos tortos, marrom-alaranjados, que se pode usar frescos no inverno, quando são colhidos, para depois cozinhar no vapor, secar e moer os que sobrarem. Frescos: ralar, espremer, juntar o caldo no tempero do camarão, do peixe, do frango, do arroz ou dos legumes na hora de refogar.
Em pó: guardar num vidro, misturar com outros temperos como fazem na Índia, usar um pouquinho em tudo o que for cozinhar – 1/4 a 1/2 colher (chá) por dia no total.
Combina bem com gengibre, cardamomo, semente de coentro. Misturada a gorduras, a absorção (da cúrcuma) aumenta.

CHÁ: Para gripe ou resfriado persistentes: 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 500 ml de água fervendo. Deixar em infusão durante 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia com um pouquinho de mel.

LAMBEDOR: Para dor de garganta: polvilhar 1 colher (chá) de mel com pitadinhas de cúrcuma e lamber devagarinho.

Por Sonia Hirsch
Blog Deixa Sair: http://www.soniahirsch.com/
Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.
Ocorreu um erro neste gadget

Siga-nos através de seu e-mail!

Total de visualizações de página