• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

21 setembro 2011

Pilates auxilia no emagrecimento

 
Algumas pessoas acreditam que basta subir na balança e pesar “menos” para que tenham perdido peso. Devemos sempre lembrar a necessidade de manter uma dieta equilibrada e disciplina na prática das atividades aeróbicas, para que percamos peso gradativamente. Entre os exercícios aeróbios estão a caminhada, corrida, natação, pular corda, pedalar, andar de patins e outros, todos contribuem bastante nesse processo.

O foco principal do Pilates é a consciência corporal durante os exercícios combinado com a respiração e postura. Existem outros benefícios de melhora das capacidades físicas que são mais visíveis na prática do método como: melhora da flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e resistência musculação, onde podemos elaborar as sessões com estratégias de intensidade que favorecem no processo de emagrecimento, usando alguns exercícios que elevem a freqüência cardíaca do cliente.

O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico.

Normalmente, o gasto energético de uma aula de Pilates fica abaixo do que precisamos para “queimar gordura”. Precisar a perda de calorias numa aula de Pilates é bem difícil, pois as aulas têm objetivos diferentes, mas normalmente consideramos uma média de 400 calorias por sessão, que varia de acordo com o objetivo de cada aluno. Principalmente se o cliente optar pela aula de Mat, onde nessa aula não há intervalos entre as séries e, com isso, torna-se mais intensas, (esse efeito dependerá do condicionamento e metabolismo de cada praticante).

Outra estratégia é a utilização de um acessório que contribui para atingir resultados como o trabalho aeróbico: a plataforma de salto (que se encaixa no Reformer, chamada de Jump Board). Ela proporciona um desafio aeróbico por fazer com que o aluno não descanse entre os saltos, exigindo assim maior ativação de pernas, braços ou abdome (variando de acordo com a quantidade de molas e a posição do praticante no equipamento). Para um aluno que já pratica uma atividade aeróbica será uma ótima opção.

Fonte: Revista Pilates

Autora:
Rafaela Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.