• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

03 setembro 2011

Estenose lombar e Pilates

De acordo com o The Mayo Clinic, 4 entre 5 adultos sofrem de dor nas costas pelo menos uma vez na vida.
É comum instrutores de Pilates encontrarem alunos com dores na coluna lombar, mas é extremamente importante ter um diagnostico médico para saber a origem da dor e conseqüentemente, poder prescrever os exercícios ideais.
Em alguns casos é importante trabalhar a mobilidade articular, em outros pode ser extremamente contra-indicado. Por isso devemos sempre nos informar sobre a origem da dor, se possível conversar com o médico do aluno e assim poder evitar os exercícios contraindicados.
Nesta matéria o foco está na Estenose Lombar. A informação aqui é generalizada, por isso recomendamos que se tenha sempre um diálogo para poder entender melhor as necessidades do cliente.
A estenose lombar é diagnosticada por um médico através de ressonância magnética ou tomografia e pode ter diferentes classificações. O fator comum é o estreitamento do canal vertebral lombar, o que provoca pressão na medula espinhal.
A pressão causa dores na região lombar e muitas vezes pode se expandir para os membros inferiores. Por esta razão, as vezes é diagnosticada erroneamente como Ciática.
“A medula espinhal é uma extensão do cérebro e é protegida pela coluna vertebral. A coluna vertebral é dividida em 4 segmentos que se movem em flexão antero-posterior e lateral, extensão e rotação. Raizes nervosas localizam-se entre as vértebras para enervar os membros inferiores e produzir sensações e movimento”. (Kibler, 1998)
Quando a medula espinhal é pressionada a sensação pode se expandir para as regiões que são enervadas pelas raízes do nervo afetado. Pacientes com estenose lombar podem sentir dores na coluna lombar, glúteos, região posterior da coxa e pantorrilhas. Também possuem sensações de fraqueza nos membros inferiores e normalmente se sentem mais confortáveis em posições de flexão do tronco.
Por causa da dor a inatividade é comun. Razão pela qual alunos com estenose normalmente tem limitação na flexibilidade e força. É recomendado o fortalecimento dos músculos extensores da coluna, abdominais e dos membros inferiores, além de alongamento do piriforme e supraespinhal.
Um fator importante nos períodos de dor aguda é evitar a mobilização excessiva da coluna vertebral e a carga excessiva que provoque compressão intradiscal. Exercícios de estabilização como o Leg circles ou Dead bug com pouca alavanca são bons exemplos de fortalecimento do centro com estabilização da coluna.

Por Africa Alarcon
North American Spine Socitey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.