• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

06 agosto 2011

Atividade física e diabetes

Uma arma contra o descontrole

Ser fisicamente ativo é importante para as pessoas com diabetes. È uma das ferramentas mais importantes para manter seus níveis de glicemia dentro dos parâmetros normais. Se seu nível de glicose está um pouco alto e você está pensado em comer um pouco mais do que o habitual, pode andar de bicicleta alguns minutos ou fazer uma caminhada com seu melhor amigo. Agregar mais atividade física ao seu dia-a-dia pode reduzir a freqüência dos “altos níveis”.
A atividade física também é uma arma aprovada contra a hiperglicemia. Não importa que classe de atividade física realize; todas fazem que seu corpo se esforce mais. Quando seu corpo se esforça mais, necessita mais energia ou combustível. Como a esta altura você já deve saber, as energias provêm da glicose.
Ademais, seu corpo é feito para que se mantenha ativo. As pessoas que realizam periodicamente atividade física com freqüência se sentem melhor que as pessoas que não o fazem. Seus músculos estão mais firmes, não se queixam de dor com tanta facilidade e possivelmente sempre estão de melhor humor depois de fazer exercício.


Porquê praticar exercícios?

A seguir, um breve resumo dos benefícios de praticar atividade física com freqüência. A atividade física pode:
- Manter seu coração e seus pulmões saudáveis (para não ficar sem ar quando subir escadas correndo)
- Contribuir para que fique mais forte e mais flexível
- Ajuda a manter um peso saudável
- Ajuda a sentir-se melhor quando está de mau humor
- Relaxar quando se sente tenso ou alterado
- Ajuda a dormir melhor
- Aumenta a confiança em sí mesmo
- Melhora a resposta do seu corpo a insulina
- Reduz os níveis de glicose no sangue

A seguir, pode ver algumas idéias que você poderá provar:
- Exercícios aeróbicos
- Equitação
- Beisebol
- Basquetebol
- Patinar sobre gelo
- Futebol
- Ciclismo
- Danças Correr Subir escadas
- Surf
- Natação
- Tênis
- Voleibol
- Caminhadas

Sem dúvida, as pessoas com diabetes realmente necessitam ter mais cuidado e respeito a quando e por quanto tempo realizam exercícios. Como no caso da alimentação, é conveniente que planejem a atividade física. Assegurem-se de ter suficiente combustível para seguir com esta atividade. Se não o fazem, poderiam sofrer uma hipoglicemia. Por este motivo o melhor é que sempre leve com você algo que contenha carboidratos, por que se seu nível de glicose no sangue baixa demasiada quando anda em bicicleta, por exemplo.

A atividade física e o peso saudável
Outro grande beneficio de manter-se ativo é que pode ajudar a manter um peso saudável. Alguns jovens nunca pensam em seu peso. Para outros, pode ser um problema. Quando você tem um pouco de sobrepeso antes de descobrir a diabetes ou quando aumentou alguns quilos desde que recebeu o diagnóstico. Em qualquer caso, a atividade física pode ajudar-lhe a alcançar e manter um peso que seja correto para você.
Antes que aumente mais de peso, fale com o médico sobre seu peso. È possível que tenha um pouco de sobrepeso. Quando está dentro dos parâmetros normais para um jovem de seu tamanho e idade, às vezes é difícil saber, de modo que fale com seu médico para conhecer a situação atual. Seu médico também pode recomendar algumas mudanças no plano de alimentação, nos horários de administração de insulina, ou de atividades que poderiam ajudar.
Se você e seu médico decidirem que um aumento da atividade física o beneficiara, muito bem! Há muitíssimas atividades divertidas e interessantes que podem realizar e é muito provável que se sinta mil vezes melhor uma vez que comece a estar ativo.
Não está muito entusiasmado com a idéia. Pensa em milhões de coisas que preferiria fazer antes de praticar algum esporte ou andar de bicicleta. Está bem. Precisa de espaço. Não é necessário que haja mudanças muito grandes em sua vida para que haja um impacto sobre seu peso, manutenção do seu diabetes e sobre como se sente com você mesmo.

Mantenha-se Ativo!
Não é necessária que corra uma maratona para agregar mais atividade a sua vida. Prometa caminhar todas as tardes. Depois de uma semana, agregue uma ou duas quadras a mais, depois três ou quatro.
Agregue mais atividades as que você já realiza. Estacione seu carro mais longe. Deixe elevadores e escadas rolantes de lado. Diminua as horas que destina a televisão, ao computador, aos jogos de vídeo a cada dia. Em lugar de assistir um programa, desligue o televisor durante meia hora, ligue o radio e dance suas músicas preferidas na sua casa. Desligue a televisão. Assista um só programa por noite, no lugar de assistir toda a programação. Se dará conta de que está mais ativo...Ou se quer assistir a televisão pode se levantar durante os anúncios.

Alguém na sua família ou amigos tem um jardim? Ofereça-se para ajudar. Plantar, podar são atividades magníficas. Seu amigo ou familiar ficará encantado com a ajuda e será uma oportunidade excelente para passar um tempo juntos.
Se você é estudante participe de atividades extra-curriculares, que envolvem dança, esportes, grupos de caminhada e teatro, por exemplo.

Está buscando algo para fazer com seus amigos ou família em sua própria casa?
Invente uma das seguintes atividades:
- Invente jogos com um bambolê; organize um concurso com seus amigos.
- Faça um concurso de canções antigas. Só por diversão, veja quantas canções recorda.
- Invente jogos de carta com tarefas a serem cumpridas para quem perder.
- Busca algo mais interessante? Um par de patins ou skate?
- Arrume um patinete e saia para dar uma volta.
- Reuna-se para jogar bola.

Eu detesto praticar exercícios!
Nem todas as pessoas são atletas por natureza. Muitas têm falta de coordenação Outras querem praticar esporte no seu próprio estilo.Outras preferem simplesmente ler, ver televisão ou jogar videogame.
Boas noticias. Não é necessário que seja um atleta para obter os benefícios da atividade física. Só 20 minutos de exercícios por dia melhoram seu estado de saúde, diminuem os níveis de glicose no sangue e dão mais energia. Se incluir 20 minutos pode, parecer muito pouco mais já é atividade física suficiente.Pode começar com 5 minutos e aumentar devagar. Começar rápido demais pode dar dores musculares e desanimar.

Comece com as seguintes estratégias para incorporar mais atividade física a sua vida.
- Faça umas caminhadas todas as manhãs.
- Utilize as escadas ao invés de elevador
- Dance em sua casa e coloque para tocar sua música preferida ( se quiser cante )
- Use sua bicicleta para passear ou ir onde precisa.
- Convide seus amigos para visitar um museu, ou para andar de bicicleta.
- Saia para passear com sua família.
- Faça exercícios com um amigo, podem se ajudar mutuamente.

Inicie as atividades gradualmente e não desista, pense nos benefícios!

Fonte: American Diabetes Association - ADA - http://www.diabetes.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.