• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

22 julho 2011

Consumo de Lipídeos no café da manhã pode ser mais saudável do que você pensa, diz pesquisa.


A velha máxima "Coma o pequeno café-da-manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo" pode na verdade ser o melhor conselho a se seguir para evitar a síndrome metabólica, de acordo com recente estudo realizado pela Universidade do Alabama em Birmingham (UAB). A síndrome metabólica é caracterizada pelo aumento da circunferência abdominal, triglicérides elevados e maior resistência à insulina e doenças cardiovasculares, dentre outros fatores de risco.

A Influência do Ciclo Cicardiano sobre a Sua Alimentação!

O estudo publicado em 30 de março no Jornal Internacional de Obesidade, analisou a influência exercida pelo tipo de alimento e a calendarização específica do consumo sobre o desenvolvimento das características da síndrome metabólica em ratos. A pesquisa revelou que ratos alimentos com uma refeição com maior teor de gordura logo após o acordar, apresentaram um melhor perfil metabólico. Em contraste, ratos que comeram uma dieta rica em carboidratos na parte da manhã e que consumiram uma refeição rica em gorduras no final do dia, além de apresentarem um maior ganho de peso na pesquisa, apresentaram ainda aumento da adiposidade, intolerância à glicose dentre outros marcadores da síndrome metabólica. Os estudos até hoje visaram analisar somente o tipo de alimentos e a quantidade em que são consumidos. Nenhum estudo até o presente momento se comprometera em analisar a influência dos alimentos juntamente com o horário do dia em que eram consumidos. Ou seja, a influência dos alimentos que você come e quando come sobre a influência do peso corporal. Apesar de já sabermos que o sono e o ciclo cicardiano quando alterados influenciam no peso corporal.

Ativando o Metabolismo da Gordura

Os pesquisadores descobriram que a ingestão de gordura logo no início do dia - ao acordar - parece ativar o metabolismo da gordura de forma muito eficiente e também liga-se a capacidade do animal de responder a diferentes tipos de alimentos no final do dia. Quando os animais foram alimentados com carboidratos ao acordar, o metabolismo dos carboidratos foi ligado e parecia ficar no mesmo quando o animal se alimentava de diferentes tipos de alimentos no final do dia.

Programando o Seu Metabolismo

"A primeira refeição que você realiza parece programar o seu metabolismo para o resto do dia", disse o autor sênior do estudo Martin Young, Ph.D., professor associado de medicina na divisão de UAB da Doença Cardiovascular. "Este estudo sugere que, se você comeu um pequeno-almoço rico em carboidratos que iria promover a utilização de carboidratos durante todo o resto do dia, enquanto que, se você tem um pequeno-almoço rico em gordura, você tem plasticidade metabólica para a transferência de energia entre a utilização de carboidratos e gordura. "

Ajustando a Composição Alimentar de Uma Refeição

Bray disse que as implicações desta pesquisa são importantes para humanos para as recomendações dietéticas. Os seres humanos raramente comem uma dieta uniforme durante todo o dia e parecem ter a capacidade de responder a alterações na qualidade da dieta. Ajustar a composição alimentar de uma refeição dada é um componente importante no equilíbrio energético. Eles disseram que suas descobertas sugerem que as recomendações para redução do peso e / ou manutenção deve incluir informações sobre o tempo de ingestão alimentar mais a qualidade e a quantidade de ingestão - "Os seres humanos comem uma dieta mista. O estudo parece mostrar que se vc realmente deseja ser capaz de responder com eficácia às refeições mistas em um dia, acrescentar a gordura no café da manhã parece ser uma coisa boa", disse Bray. "Outro componente importante do nosso estudo é que, no final do dia, os ratos comiam uma refeição de baixa densidade calórica, achamos que essa combinação possa ser a chave para os benefícios à saúde que temos visto".

Bray outros pesquisadores afirmaram que a pesquisa ainda precisa de observações similares feitas com diferentes tipos de gorduras alimentares e carboidratos. Ele afirma que é necessário testarmos em humanos para se avaliar se os resultados são semelhantes entre roedores. "Também estamos trabalhando em um estudo agora para determinar se esses regimes alimentares afectam negativamente a função do coração", disse Young.

Fonte: Universidade do Alabama em Birmingham

Tradução e adaptação: Dr. Vinícius Graton Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.