• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

03 setembro 2010

Pilates auxilia na deformidade do tórax


Desconhecida por grande parte da população, a pectus carinatum e excavatum é uma deformidade do tórax que atinge uma parcela pequena da sociedade. Apesar do pilates atualmente parecer sinônimo de “modinha”, é a atividade física mais adequada para tratar da anomalia. O problema é conhecido como “peito de sapateiro” ou “tórax escavado”. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas há hipóteses que a deformidade advém do momento do parto.
De acordo com o fisioterapeuta, Grayson de Figueiredo Pereira, o pilates é trabalhado em conjunto com o RPG e com a órtese Compressor Dinâmico de Tórax (CDT). Ele alerta para a importância do pilates ser trabalhado junto ao tratamento tradicional. “Posso garantir que há uma aceleração impressionante nos resultados”, afirma o especialista. Ele alerta que o problema deve ser tratado em conjunto com um especialista no caso. O tempo médio de tratamento pode variar dependendo do grau de anomalia, mas o tempo médio é de um ano de tratamento.

Grayson afirma que muitos pacientes passam anos desconhecendo o problema em seu corpo, e só procuram o tratamento médico em fase avançada. Por isso, é bom ficar atento a excessos na curvatura da coluna de seu filho.

Coluna sem agressão

O pilates é conhecido por grande parte dos praticantes por ser uma modalidade de baixo impacto, que evita que a coluna seja sobrecarregada durante os exercícios. “O pilates tem sido uma das atividades mais recomendadas por médicos para o tratamento de diversas patologias, incluindo correção da má postura, sedentarismo, estresse e outros problemas na coluna, devido principalmente, ao baixo impacto dos exercícios nas articulações”, explica.
Por seus benefícios e conceito, o pilates é apontado por fisioterapeutas e educadores fisicos, como a proposta de saúde mais completa para qualquer idade.



Fonte: Grayson de Figueiredo Pereira, fisioterapeuta

8 comentários:

  1. eu tenho deformidade no torax como posso melhora isso? ja usei aparelhos quando era criança.
    mas hoje isso me incomoda tenho vergonha de meu namorado sei que isso esta acabando com minha vida.
    Espero que vcs me ajudem não aquento mais...

    ResponderExcluir
  2. Raisa,

    para poder te ajudar seria necessário uma avaliação, não podemos dizer quanto poderá melhorar a deformidade. O importante é saber que tem que fazer um acompanhamento com seu ortopedista, e vincular atividade como RPG, Pilates, assim estará melhorando sua condição física.
    Uma coisa posso te assegurar é que através de um acompanhamento personalizado fica mais fácil alcançar resultados e progredir, mas isso leva um tempo. Todos somos imediatistas querendo resultados rápidos, mas devemos ser pacientes e disciplinados com corpo.

    Espero ter ajudado e fico a disposição

    Caso queira pode entrar em contato conosco através de e-mail conato@pcorpore.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tipo, tenho 16 anos, e isso nao é tao fundo, quando eu crscer isso vai piorar ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso não é algo que podemos afirmar positiva ou negativamente. Cada corpo tem sua particularidade. Como você já tem esta deformidade, o ideal é que acompanhe sempre o seu desenvolvimento, buscando alternativas para retardar seu grau de deformidade, através de consultas médicas periódicas. O Pilates, por ser uma modalidade de baixo impacto, é muito indicado por especialistas para amenizar essa anomalia, mas fique atento(a), procure um profissional capacitado, evitando lesões mais sérias.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      contato@procorporepilates.com.br

      Excluir
    2. Mas se isso piorar e tiver q fazer uma cirurgia, qual fazer? Pesquisei e vi que tem uma bem cara...

      Excluir
    3. Conforme mencionamos no comentário anterior, o melhor a fazer é ter sempre um acompanhamento médico, que se necessário irá orientá-lo adequadamente
      Procure um ortopedista e peça a opnião sobre as cirurgias e se será necessario.

      Excluir
  4. eu tenho 19 anos e meu toraz tbm é assim mais num é tão fundo ja estou assim a mais de 7 anos e nunca vir nada de mim difente no meu corpo só vir fica incomodado a 4 anos atras pelo meu torax vir que não era como os dos outros rapazes. Ja fui a posto de saude aqui perto de casa ja tirei RAIO X mais disseram q era normal isso se caso for assim como eles disseram atividades fisicas diariamente poderia deixa o Torax vamos dizer "normal", um tipo de exrcicio que possa trabalhar a parte do torax e (claro afazendo isso em uma academia ). Ou tipo sera a que a parte do torax ela pode ganhar um tipo de massa muscular fazendo esse tipo de exercico ???

    ResponderExcluir

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.