• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

17 setembro 2010

Dormir na postura correta favorece saúde do corpo inteiro


Passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. Especialistas acreditam que a principal peça dessa engrenagem é a melatonina - hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal. Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para dormir. Portanto, é durante o sono, que todo o corpo se recompõe e se prepara para o dia seguinte.

“O momento do sono é reparador e se tomarmos alguns cuidados com a postura, poderá fazer uma grande diferença para a saúde de nosso corpo como um todo. Dormir alinhado e na postura mais adequada, que é a de lado, poderá interferir positivamente na qualidade do nosso sono”, afirma a fisioterapeuta Silmara Rodrigues Bueno, pesquisadora em postura do sono. “A postura correta ao dormir, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biótipo, favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral e esta anatomia irá contribuir com o alinhamento do corpo para chegar mais próximo da postura fisiológica humana, evitando rotações, trações, hiperextensões no funcionamento correto de todo o corpo”, afirma a fisioterapeuta.

Outra vantagem também da postura lateral é na prevenção de roncos e até mesmo nos casos de apnéia do sono, que são caracterizadas por interrupções breves e repetidas da respiração quando estamos dormindo. “Dormir de barriga para cima é uma das causas que pode provocar a apnéia, pois esta posição gera um grande estreitamento das vias respiratórias”, assegura o médico Drº Flávio Aloé que é Neurologista e Neurofisiologista do Sono e Médico Especialista em Medicina do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono.

Outro ponto a ser destacado é o ronco que também é um distúrbio do sono causado pela má postura ao dormir, pois a língua cai sobre a glote dificultando a troca gasosa. “A postura lateral facilita então esta troca gasosa que ocorre durante o sono e diminui o ronco”, afirma Dr. Flávio.

Dormir na postura correta acarreta benefícios para todo o organismo a curto, médio e mesmo a longo prazo. Um exemplo é a influência da postura ao dormir desde criança para a saúde bucal. Durante o sono, o corpo libera o hormônio do crescimento, o GH, e dormindo na postura inadequada, sua coluna fica desalinhada e consequentemente ocorre o desalinhamento esquelético, acarretando no desalinhamento maxilar, dentes, mandíbula e até da face. “É fundamental que os pais se preocupem, com a postura correta das crianças para evitar futuros problemas bucais. A postura alinhada faz toda a diferença no desenvolvimento da dentição e na respiração noturna e na formação do esqueleto axial da criança”, comenta Silmara Bueno.

Fonte:Redação Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.